NOSSOS PROJETOS

ASSISTÊNCIA SOCIAL

serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

Executado em parceria com a Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social de Sumaré, via Termo de Colaboração, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atende 280 crianças, adolescentes e idosos em 04 bairros que pertencem à extensa região do bairro Maria Antônia.

Essas reflexões são realizadas através de oficinas socioeducativas que permitem a exposição, discussão e análise das temáticas, e através de oficinas artesanais, de esportes e culturais trabalhamos a estimulação do desenvolvimento das potencialidades, do protagonismo, autonomia, ampliação do universo informacional, a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam em seu desenvolvimento social dos atendidos.

Especificamente para os adolescentes de 14 a 17 anos é executado a oficina que permite desenvolver atividades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital de modo a orientar o jovem para o mercado de trabalho.

Para o público da terceira idade desenvolve-se oficinas que contribuem com o processo de envelhecimento saudável, ativo e autônomo, com a convivência comunitária, a troca de experiências, o acesso à atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer, valorizando suas experiências vividas, como formas de expressão, interação e proteção social. Todo o trabalho é planejado e executado seguindo as recomendações da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

OBJETIVO GERAL

Complementar o trabalho social com as famílias, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária, prevenindo a institucionalização e segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, e das pessoas com deficiência, assegurando o direito a convivência familiar e comunitária, para isso, são realizadas atividades que possibilitam a reflexão de temáticas relevantes e presentes no cotidiano dos atendidos, de suas famílias e do território em que vivem.

NÚCLEOS E METAS DE ATENDIMENTO

SCFV Ângelo Tomazin – 80 crianças e adolescentes;
Rua Gervacina Alves Ferreira, nº 1500 – Jd. Maria Antônia, Sumaré/SP

SCFV Dall’orto – 70 crianças, adolescentes e idosos;
Rua Felix Gomes dos Santos, nº 700 – Jd. Santa Carolina, Sumaré/SP

SCFV Manchester – 60 crianças, adolescentes e idosos
Rua Sebastião Severino da Paz, nº 131 – Jd. Manchester, Sumaré/SP

SCFV Salerno – 70 crianças, adolescentes e idosos
Rua Guaembi, nº 505 – Pq. Salerno, Sumaré/SP

O atendimento e acompanhamento realizado com a família é totalmente gratuito e é planejado baseando-se no referencial teórico “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC).”

Para a execução das atividades são realizadas visitas domiciliares semanalmente, quinzenalmente e/ou mensalmente para os atendidos, com o intuito de ofertar orientações e sugestões de atividades que estimulem o desenvolvimento motor, cognitivo e de comunicação e linguagem da criança, além do desenvolvimento socioafetivo entre a criança e sua família.

programa criança feliz

Executado em parceria com a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social de Sumaré,  o Programa Criança Feliz (PCF) atende 200 crianças de 0 a 3 anos, de 0 a 6 anos com alguma deficiência e também gestantes, com o intuito de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, em situação de vulnerabilidade e risco social, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, apoiando as famílias no exercício da função protetiva ampliando acessos a serviços e direitos.

EDUCAÇÃO

creche recanto tia cecília

Por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Sumaré, via PROEB, a Creche Recanto Tia Cecília oferece atendimentos educacionais para 137 crianças com idade entre 3 meses e 4 anos incompletos, residentes nas regiões Maria Antônia e Matão.

Todas as crianças atendidas na creche possuem bolsa integral, algumas mediante o atendimento dos critérios da Lei 12.101/2009 (renda per capita inferior a 1 salário mínimo e meio) e outras devido a disponibilidade da vaga em nosso serviço e em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Rua Sebastião Severino da Paz, nº 177
Jd. Manchester – Sumaré, SP
(Sede da Instituição)

Rua Adalgisio Batoni, nº 90
Silvestre IV – Amparo, SP

CENTRO INTEGRADO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (CIME)

PROFº ORLEY ZUCATTO MANTOVANI NÓBREGA DE ASSIS

Através de parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação de Amparo via Termo de Colaboração,  o CIME atende 100 crianças entre 11 meses e 4 anos incompletos, residentes na região do bairro Silvestre IV. 

Todas as crianças atendidas na creche possuem bolsa integral, algumas mediante o atendimento dos critérios da Lei 12.101/2009 (renda per capita inferior a 1 salário mínimo e meio) e outras devido a disponibilidade da vaga em nosso serviço e em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

PROGRAMA CONSTRUINDO O FUTURO

Promovemos a formação e capacitação para os trabalhadores que atuam na Educação Infantil, propiciando a aquisição de competências e habilidades para ampliação do conhecimento para o trabalho com as crianças nesta fase.